Serviços

Na CVL temos um denominador comum: a prestação de um serviço de qualidade a todos os nossos pacientes e promover com os nossos clientes um relacionamento duradouro e estável.

Medicina Preventiva

Radiologia

Consultas

Nas consultas da CVL, o seu companheiro é observado por pessoal especializado e competente. Inicialmente realiza-se um exame físico, para avaliar o seu estado de saúde, depois, caso haja alguma patologia em curso, o médico veterinário faz o exame da zona afectada, elaborando a lista de exames complementares a serem realizados. Após esta fase, o médico veterinário opta pela melhor terapêutica para a patologia em questão. Tudo é-lhe sempre explicado a si e apenas executado com o seu consentimento.

Todos os animais jovens saudáveis devem ser avaliados pelos menos uma vez por ano, que pode coincidir com a altura das vacinas. Os animais geriátricos devem fazer duas visitas anuais ao veterinário, realizando-se um check up geral, com ou sem exames complementares.

Vacinação

A primovacinação do seu cachorro poderá começar às 6 semanas, com uma vacina que apenas o protege contra a parvovirose e a esgana. A partir das 8 semanas, deverá ser administrada uma vacina com mais valências, que o irão proteger contra mais doenças. O reforço desta vacina deverá ocorrer passadas 3 semanas e depois uma vez por ano. A vacina contra a Raiva deve ser administrada entre os 3 e os 6 meses, e pode ser efetuada juntamente com as outras vacinas ou numa data a combinar consoante o estado e características do paciente em questão. Nenhum canino nascido a partir de 1-7-2008, pode ser vacinado contra a raiva, sem estar devidamente identificado por meio de microchipagem, segundo o artigo 8º do Decreto-Lei nº313/2003 de 17 de Dezembro.

A primovacinação dos gatinhos inicia-se às 8 semanas de idade com a admnistração de uma vacina tripla, que o protege contra a panleucopénia, rinotraqueíte e panleucopénia. O reforço desta vacina deverá ocorrer passadas 3 semanas e depois anualmente. Caso o seu gatinho conviva com outros gatos ou tenha acesso ao exterior de sua casa, é aconselhável administrar uma vacina que o proteja da Leucose Felina.

Desparasitação Interna e Externa

A desparasitação interna e externa do seu companheiro é de extrema importância para a sua saúde e também da restante família que o acolhe. A administração regular da medicação para esse efeito evita o parasitismo gástrico, intestinal e pulmonar, evitando perda de peso, diarreias, mau estado geral, entre outros.

A desparasitação externa evita o contágio por pulgas e carraças e ajuda a afastar o vetor da Leishmaniose, sendo importante na profilaxia de doenças transmitidas por estes parasitas.

Radiologia

Identificação Eletrónica

A nova lei de identificação electrónica de animais de companhia obriga a que todos os cães, gatos e furões passem a ser obrigatoriamente identificados por microchip, com registo na nova base de dados oficial (SIAC).

Se o seu animal de companhia já estava identificado e registado numa das bases de dados existentes (SIRA ou SICAFE), o registo transitou de forma automática para a nova plataforma.

Gatos e Furões nascidos antes de 25 de Outubro de 2019 devem ser microchipados e registados no SIAC no prazo de 36 meses (até Outubro 2022).

Todos os cães que não eram obrigados à identificação electrónica (nascidos antes de 1 de Julho de 2008) – têm até Outubro 2020 para serem microchipados e registados.

Especialidades

Radiologia

Cirurgias

As nossas instalações encontram-se equipadas com material cirúrgico de alta qualidade, permitindo-nos efectuar uma diversidade de cirurgias, desde ovariohisterectomias, orquiectomias, remoção de nódulos, biópsias de massas, resolução de hérnias, entre outras. Para além disso prestamos serviços cirúrgicos ortopédicos e neurocirúrgicos.

Todas as cirurgias são devidamente monitorizadas, para total segurança do animal, nomeadamente a nível de eletrocardiograma, pulsações/minuto, temperatura interna, pressão arterial, concentração de dióxido de carbono e oxigénio.

Dermatologia

É com muita frequência que na CVL entram pacientes com problemas dermatológicos das mais diferentes causas e complexidades.

A nossa clínica dispõe de meios que são essenciais para o seu correto diagnóstico e tratamento mais específico.

Infecciosas

São algumas as doenças infecciosas que podem afetar os nossos animais, principalmente quando estes apresentam as defesas imunitárias diminuídas.

É de extrema importância o reconhecimento das doenças infecciosas, de modo a que sejam tomadas as precauções terapêuticas e profiláticas indicadas, caso contrário estas doenças podem ser fatais e bastante contagiantes, não só dentro da mesma espécie, mas também em alguns casos entre espécies, incluindo a espécie humana.

Radiologia

Oftalmologia

Na CVL, muitos são os pacientes que recorrem às consultas de oftalmologia, tendo muitas vezes que ser submetidos a tratamentos mais ou menos invasivos, sempre seguindo os protocolos terapêutico-cirúrgicos mais recentes.

Radiologia

Oncologia

Cada vez mais na CVL, surgem casos clínicos oncológicos, muito porque os nossos amigos de 4 patas têm uma longevidade maior graças aos cuidados profiláticos de que são alvo, mas também porque os doninhos estão cada vez mais comprometidos em zelar pela saúde e qualidade de vida dos seus companheiros.

Na CVL, dependendo do caso, existem meios que podem conduzir à cura e quando tal não é possível, existem protocolos paliativos, alguns deles naturopáticos, que pretendem zelar pela melhoria da qualidade de vida do paciente e oferecer à família a possibilidade de usufruir da companhia do companheiro de 4 patas por mais algum tempo e com alegria e bem-estar.

Radiologia

Reprodução Animal

Na CVL é possível fazer o diagnóstico de gestação nas mamãs de 4 patas, utilizando técnicas como a ecografia ou testes sanguíneos. Para além disso, é possível seguir a gestação e detetar o número de filhotes ou alguma anomalia que possa surgir durante o seu desenvolvimento intra-uterino.

Também é possível detetar a melhor altura para a cópula, através de, por exemplo, uma citologia vaginal, aumentando assim as probabilidades de sucesso para uma gestação positiva.

Meios de Diagnóstico

Radiologia

Radiologia

A CVL encontra-se equipada com aparelho de radiografia digital, que nos permite detetar fraturas, corpos estranhos, avaliar o tamanho, a posição e a textura radiográfica dos diferentes tecidos, possibilitando a chegada a um diagnóstico mais prontamente.

A revelação digital é muito mais pormenorizada, evidenciando pormenores que na radiografia convencional seriam impossíveis de visualizar, permitindo medições, rotações e ampliações.

Para além dessas mais valias diretas para os nossos pacientes, é também mais ecológica, baixando os níveis de radiação e anulando a necessidade de uso de reveladores e fixadores à base de sais de prata muito poluentes para o nosso ambiente.

Ecografia

Através da utilização de ultrasons, é possível visualizar imagens dos órgãos e tecidos em tempo real, possibilitando a deteção de imagens ecográficas patológicas, que nos ajudam bastante no diagnóstico.

Também é utilizado para diagnósticos de gestação, assim como o seu acompanhamento.

Ecocardiografia

Através deste exame, utilizando ultrasons, é possível avaliar a função mecânica e as estruturas internas do coração do seu companheiro, detetando patologias cardíacas congénitas, hereditárias ou degenerativas, sendo um meio muito eficaz para se chegar a um correto diagnóstico e, assim, proceder com a melhor terapêutica para o caso em questão. É também essencial na avaliação da evolução de pacientes já diagnosticados como doentes cardíacos.

Radiologia

Eletrocardiografia

Através da eletrocardiografia ou ECG é possível avaliar a actividade elétrica do coração do seu amiguinho, revelando grande importância para a deteção de problemas cardíacos e consequente acompanhamento dos pacientes.

Radiologia

Análises Clínicas

Nas nossas instalações possuímos uma série de meios que nos permite realizar análises clínicas, tais como máquina de hemograma, de bioquímica sérica, urianálise e imunomigração para despiste de uma série de doenças que atingem os nossos amigos.

Também recorremos a laboratórios externos especializados para análises mais complexas, tais como serologias e análises de endoncrinologia, entre outras.

Tratamentos

Radiologia

Internamentos

A CVL encontra-se equipada com seis internamentos: Geral, Cuidados Intensivos e Doenças Infecciosas.

Durante o internamento, os pacientes são monitorizados pelo enfermeiro veterinário, este segue o plano terapêutico institudo pelo médico veterinário responsável pelo caso em questão e que se associa ao enfermeiro no seu acompanhamento.

Fisioterapia

A fisioterapia veterinária é uma área em grande expansão. Apresenta grandes vantagens em animais que sofreram traumatismos ou que apresentam alterações congénitas.

Na CVL, para além de técnicas de massagem e compressão, recorre-se também a aparelhos de eletroestimulação com resultados bastante evidentes.

Medição da Pressão Arterial

A medição da pressão por oscilometria da alta definição é um importante exame complementar, principalmente na consulta pré-anestésica, geriátrica e na consulta de pacientes cardíacos.

É uma rotina cada vez mais frequente na Clínica Veterinária da Lousã.

Radiologia

Acupuntura

A Acupuntura é utilizada para tratamento e recuperação. Através da estimulação com efeitos terapêuticos de pontos específicos ao longo do corpo de cães e gatos e animais.

Outros Serviços

Radiologia

Serviço de Urgência

A CVL disponibiliza um serviço de emergências 24h/dia, 7 dias/semana.

Fora do horário habitual, por favor, contacte o nosso número SOS: 91 955 42 44 / 239 99 10 10.

Ambulância

A ambulância veterinária da CVL encontra-se equipada com os meios necessários ao apoio nos serviços domiciliários, permitindo as visitas médico-veterinárias na comodidade da sua casa, assim como o transporte de animais em diversas situações.

Grooming

A CVL disponibiliza também auxílio no grooming do seu amigo de 4 patas, desde banhos terapêuticos e profiláticos, escovagens terapêuticas e de manutenção, tratamentos capilares, tosquias ou apenas corte localizado, tudo em prol da saúde e bem estar do seu companheiro peludo.

Venha Fazer-nos uma visita

Ligar Agora
Close Bitnami banner
Bitnami