Problemas e doenças de comportamento

Por definição, saúde implica mais do que ausência de doença física. O bem-estar emocional e social são vectores importantes na vida de qualquer animal, como diz a velha máxima “mente sã em corpo são”.

Enquanto espécies diferenciadas, cães e gatos exibem reportórios comportamentais distintos. Dentro destes, cada indivíduo é único, portanto, passível de comportar-se de acordo com motivações alheias à maioria dos indivíduos da sua espécie. Conhecer os padrões de cada espécie permite facilitar a comunicação inter-específica, possibilitar a gestão das necessidades ambientais e modelar as expectativas em relação à convivência diária com um pet.

É de extrema importância informar-se sobre as características do pet com o qual gostaria de partilhar a vida nos próximos anos, seja no plano da atividade física, no seu temperamento ou na sua aptidão social. Ainda que não seja matemático, saber se tem espaço, tempo, energia e disponibilidade financeira para providenciar ao novo membro da família aquilo que seja mais provável ser necessário é uma boa forma de começar.

Conhecer estas matérias clarifica o dia a dia da família. Aquilo que é um problema de comportamento para o tutor, para o pet pode ser um comportamento normal e são.

Mais raramente, surgem situações em que o pet não será capaz de manifestar o comportamento considerado saudável para a sua própria espécie, exibindo doença comportamental.

A medicina comportamental actualmente dispõe de um conjunto de ferramentas preventivas e terapêuticas, capazes de potenciar e reabilitar interacções inter-específicas saudáveis.

Para mais informações, fale connosco!

Um Edifício com História

Um Edifício com História

A construção do edifício hoje ocupado pela CVL remonta ao início do século passado, quando uma jovem recém-casada sentia saudades dos pais e do seu quintalinho, embora tivesse ido viver para cerca de 7 km apenas. Contudo, nessa época, era bem mais complicado vencer...

DIROFILARIOSE

DIROFILARIOSE

O que é a Dirofilariose? A Dirofilariose é uma doença parasitária causada por um verme redondo, semelhante às lombrigas do intestino, mas que se aloja no coração. Este verme cardíaco é conhecido por Dirofilaria immitis e transmite-se por meio da picada de um mosquito,...

Leishmaniose canina

Leishmaniose canina

O que é a Leishmaniose? A Leishmaniose é uma doença provocada por um protozoário (parasita microscópico) do género Leishmania, que infecta canídeos e ocasionalmente o gato e roedores. Além disso, a Leishmaniose é uma zoonose, ou seja, pode infectar o Homem,...

Close Bitnami banner
Bitnami